segunda-feira, 29 de Abril de 2024  17:46
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-05-2005

CDS/PP apresentou equipa às próximas autárquicas


Oliveira do Bairro

Leontina Novo, que se afirmou como “uma humilde cidadã que se propõe trabalhar em prol do concelho”, é, oficialmente, candidata do CDS/PP à sucessão de Acílio Gala, tendo sido apresentada na noite do último sábado, no pavilhão dos desportos de Oliveira do Bairro que se apresentava cheio. Se ganhar é a segunda mulher, em toda a história de Oliveira do Bairro, a assumir as funções de presidente da câmara.

Continuar o trabalho de Gala

Leontina Novo, de 50 anos, pretende dar continuidade ao trabalho do actual presidente da Câmara, que colocou Oliveira do Bairro nos parâmetros europeus, com a rede de água a cobrir 95 por cento do concelho e o saneamento em 90 por cento.

Em relação a novas apostas, apontou, como prioridade, o "ensino público de qualidade se quisermos ter uma população activa e competente", anunciando a intenção de construir uma nova escola básica integrada na cidade e ampliar outras nas freguesias.

É ainda intenção da candidata “em Oiã dinamizar a construção da Junta de Freguesia e de um audtitório, como apoiar a conclusão da sede da junta da Mamarrosa e iniciar a de Oliveira do Bairro e da Palhaça”.

A requalificação viária, a construção de uma quinta pedagógica e de uma aldeia histórica na Palhaça, a criação de mais espaços verdes, um parque da cidade, intervir para a construção de um Centro de Saúde, em Oliveira do Bairro, a requalificação da zona do Adro (junto à igreja), o arranque das obras do Museu de Olaria e Grés e a concretização de um novo Palácio da Justiça, foram outras propostas.

Leontina Novo afirmou ainda que assumiu a candidatura com um elevado sentido de responsabilidade e que vai com dedicação e amor ao concelho e ao serviço público que sempre foi apanágio da sua vida profissional.

A candidata referiu ainda ser conhecedora e sabedora dos problemas do concelho e das necessidades dos munícipes e que vai contar com uma equipa empenhada e com capacidade de prestar serviço público.

“É necessário desenvolver um projecto de interesse público que exige mais esforço, trabalho e novas prioridades”, sublinhando que “tudo fará para levar até ao fim os compromissos que forem assumidos”.

“Um novo ciclo”

Já Acílio Gala, actual presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, e mandatário da lista, recordou que “todos os candidatos ainda exercem ou já exerceram funções durante os mandatos”.

“Esta força impulsionadora, liderada por Leontina Novo, levará a nova equipa a reiniciar um novo ciclo na gestão da câmara do nosso concelho: Uma equipa que terá necessariamente um novo estilo, mas o mesmo espírito de sacrifício, as mesmas convicções, capacidade de decisão e competência”.

O autarca relembrou que a candidata à câmara “conhece os dossiers dos projectos em curso e está determinada a responder aos novos desafios com novos projectos. Estão reunidas as condições para recomeçar um novo ciclo de gestão autárquica, que antevejo promissor”. Por isso, Gala afirmou não ter dúvidas de que “se encerra assim o ciclo de Acílio Gala e inicia-se o ciclo da Leontina Novo sem perder o ritmo, embora necessariamente com um novo estilo”.

O mandatário da lista fez votos para que o contrato de confiança que “se estabeleceu entre os munícipes e a minha pessoa durante 16 anos de intenso trabalho, se mantenha com a nova candidata, sublinhando que “Leontina Novo melhor que qualquer outro candidato, conhece o seu concelho e os problemas do mesmo que exigem respostas adequadas e em tempo oportuno”.

Por seu lado, José Carlos Silvano, presidente da concelhia e candidato a vereador, explicou que a candidata à câmara “tem provas dadas e faz parte do movimento associativo do concelho”, sublinhando que as actuais funções de vereadora do pelouro da acção social tem-lhe permitido “ajudar famílias carenciadas na recuperação de casas e conhecer a realidade do concelho”.

Dignificar

Álvaro Pires dos Santos, que é o candidato a presidente da Assembleia Municipal, disse ser homem de poucos discursos, recordando que teve algumas responsabilidades na eleição do actual presidente da câmara e por isto tem que contribuir para que o concelho continue na senda do progresso.

Prometeu que vai dignificar a Assembleia Municipal e que está preparado para trabalhar e para responder por aquilo que “vamos fazer”.

Assim como, Manuel da Conceição Pereira, candidato à junta de Oiã, e em nome de todos os presidentes, fez saber que todos eles vão apoiar Leontina Novo

Do tempo do CDS

Entretanto, Ribeiro e Castro, o anfitrião da noite, recordou ser do tempo em que o CDS já teve 43 câmaras e disse pretender regressar a esse cenário.

"As autarquias estão para os democratas-cristãos como os sindicatos para os socialistas", afrimou, citando Adelino Amaro da Costa, para defender que o CDS deve ser um "partido enraizado e entrelaçado no território nacional".

Ribeiro e Castro lançou um desafio à Juventude Centrista para que se mobilize e integre as listas para as autárquicas e disse ter a ambição de que se defina uma "carta de autarca do CDS".
"Por onde passam autarcas do CDS cumprimos mandatos de serviço público", declarou, elogiando o trabalho desenvolvido ao longo de quatro mandatos por Acílio Gala em Oliveira do Bairro e deixando o apelo "a que mais gente esteja com o CDS para conquistar as câmaras e ajudar partido a crescer”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt

A equipa candidata

Presidente da Assembleia Municipal - Álvaro Pires dos Santos, 54 anos, médico

Presidente - Leontina Novo, 50 anos, professora

Vereador - Manuel de Campos Silvestre, 61 anos, professor Universitário

Vereador - Acácio Vieira Albuquerque, 44 anos, professor

Vereador - João Carlos Silvano, 43 anos, Gestor de Recursos Humanos

Vereador - Victor Sampaio, anos, 47 empresário

Junta de Freguesia da Palhaça - Cláudio Loureiro, agricultor

Junta de Freguesia do Mamarrosa - Manuel Fonseca Martins, 66 anos, médico

Junta de Freguesia de Oiã - Armando Pires da Silva, 59 anos, empresário

Junta de Freguesia de Bustos - Manuel da Conceição Pereira, 59 anos, engenheiro

Junta de Freguesia do Troviscal - Adelino Ferreira da Cruz, 64 anos, agricultor


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®